O Núcleo de Arte Sacra de Aljubarrota, conta com um espólio artístico e religioso de grande valor histórico, cultural e litúrgico incorporado numa exposição permanente patente na Igreja Paroquial de São Vicente, ilustrando a excelência do património local.

A colecção visitável composta por epigrafia, estatuária, documentação, paramentaria e alfaias litúrgicas, preenchendo um espectro cronológico que vai da Idade Média ao Século XX, esteve durante anos recolhida dos olhares da comunidade local e passante, estando agora disponível para todos num espaço museológico assumidamente espiritual, dando substancia e expressão aos princípios que advogam a “nova evangelização pela arte”.

Este novo fim dado aos objectos litúrgicos preside à organização museológica aplicada em São Vicente de Aljubarrota onde os objectos redimensionados no espaço de museu ganham uma nova vida, passando a ter uma outra dinâmica, um uso diferente da que lhe era dado pelo espaço de culto da igreja.

A exposição está assim dividida em dois momentos distintos mas complementares entre si: a arte sacra e os objectos associados ao ofício litúrgico.

Do conjunto de três dezenas de peças expostas, ganha destaque a beleza suprema das imagens de devoção mariana, em pedra e madeira monocromática ou policromática, ilustrando o culto a Nossa Senhora como é o caso das virgens com o menino ou a magnifica e rara escultura de Santa Ana, com Maria e o Menino (Santas Mães). Do conjunto de bens culturais expostos, sobressaí uma importante colecção documental composta pelos missais romanos do século XVII ao XX ou ainda o belíssimo missal cisterciense setecentista, relevo da marca identitária e territorial alcobacense.

Entre as alfaias litúrgicas expostas destacam-se importantes artefactos utilizados na eucaristia onde brilha um belo conjunto de cálices de prata e folha de flandres, bem como outras pequenas peças do culto.

Marcações Prévias – Visitas sempre guiadas

1. Visita ao Museu | 2. Visita ao Museu, Igreja de S. Vicente e N. Sra. dos Prazeres

Segunda a Sexta – Marcação: Junta Freguesia

Horário: 09h00 – 17h30

Sábado e Domingo – Marcação: 932508111 / 918207383

Horário: Sábado 15h00 – 17h00 / Domingo 10h00 – 12h00

Contactos:

Junta de Freguesia de Aljubarrota Praça do Pelourinho s/n 2460-601 Aljubarrota

Tel. +351 262 507 113 | Tel. +351 932 508 111 |  j.f.prazeres@gmail.com

Entrada Gratuita

Fique a par de todos os serviços que vão ocorrer esta semana na Paróquia de Aljubarrota.

Consulte também a nossa Folha Paroquial semanal para informações e atualidades da Paróquia de Aljubarrota.

LOCALIZAÇÃO
Morada: Largo de S.Vicente 1-A, 2460-711 Aljubarrota - Portugal
Telefone: 262 508 123 - Chamada para rede fixa nacional
padrealjubarrota@gmail.com