Paróquia de Aljubarrota

couseiro de aljubarrota
Ciclo de Vida Cristão na Igreja Católica

1 - Jesus Cristo - Deus

" Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim."

O único Deus criador e salvador projectou o mundo e a humanidade para uma plena realização.

O homem só é justificado pela acção de Deus em Jesus Cristo, mediante a adesão á fé.

2 - A nossa fé em Jesus Cristo

A Eucaristia, "Fonte e Cume da vida Cristã". (CVII LG)

Os restantes sacramentos, assim como todos os Mistérios Eclisiásticos e obras de Apostolado, estão vinculados com a sagrada eucaristia e a ela se ordenam. (CVII PO)

Na Santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja (O próprio Cristo). (CVII PO)

3 - O Batismo

“Batizados, nós somos iluminados; Iluminados, tornámo-nos filhos; Filhos, tornámo-nos perfeitos; Perfeitos, recebemos a imortalidade".
(S.Clemente de Alexandria)

"Repara: Onde é que foste batizado, de onde é que vem o batismo, senão da cruz de Cristo, da morte de Cristo? Ali está todo o mistério: Ele sofreu por ti. Foi n'ele que foste resgatado, nele foste salvo".

O "Selo do Senhor" (Stº. Agostinho) é o selo com que o espirito santo nos marcou para o "Dia da Redenção" (Ef.4.30)

“O batismo é, efectivamente, o selo da vida eterna" (Stº. Irineu de Lião)

4- Primeira Comunhão

O primeiro encontro com Cristo.

Comunhão, pois é por este sacramento que nos unimos a Cristo, o qual nos torna participantes do seu corpo e do seu sangue, para formarmos um só corpo.

5- Profissão de Fé

“O Deus que nos criou sozinho não nos salvará sozinho"
(Stº. Agostinho)

É nesse contexto que está o sentido de ser Igreja.

Ninguém pode ser Igreja fora da comunidade.

É em comunhão que os verdadeiros Cristãos proclamam a palavra, tal como meditam e professam a fé que provém desta mesma palavra.

6 - O Sacramento do Crisma

Perfeição do Batismo

Complemento da obra iniciada no Batismo.

Sacramento da Viralidade Espiritual, maturidade Cristã.

Recebe por este sinal o Espirito Santo, o dom de Deus.

Todos os dons necessários para vivermos plenamente a vida de Cristo.

7 - Casamento

“Este mistério é grande" (Ef.5.32)

Vós que já fostes consagrados pelo Santo Batismo, ides agora ser dotados e fortalecidos com a graça especial de um novo Sacramento, o Matrimónio.

Cristo abençoa o vosso amor conjugal.

8 - Amor e Caridade - Obreiro

"Dou-vos um mandamento novo: Amai-vos uns aos outros. Assim como eu vos amei também vós deveis amar-vos uns aos outros."
(JO 13.34)

"Sobretudo conservai entre vós um grande amor, porque o amor cobre uma multidão de pecados." (Pedro 4.8)

Reflete o Seguinte:

Como está a tua ligação com a familia Cristã?

Que tipo de apoio gostarias de receber dos outros?

E que tipo de apoio poderias dar aos outros?

9 - A Morte ou Passamento

De onde venho?

Para onde vou?

O que estou aqui a fazer?

"Não perturbe o vosso coração. Credes em Deus; Crede também em mim. Em casa do meu pai há muitas moradas. Se assim não fora, ter-vo-lo-ia dito, pois vou preparar-vos um lugar, virei novamente e levar-vos-ei para junto de mim." (JO 14,1-6)

Através da sua morte, Jesus prepara-nos uma morada que vamos habitar depois de morrer.

Largo de S.Vicente 2460-711 Aljubarrota | Telefone: 262 508 123 | Telemóvel: 917 730 021
paroquiadealjubarrota@hotmail.com